2 de março de 2015

Resenha: A menina que colecionava borboletas



A menina que colecionava borboletas foi o primeiro livro que comprei da blogueira e escritora Bruna Vieira, e foi durante a bienal de 2014 em São Paulo, mas ele ficou por muito tempo encostado na minha prateleira esperando a vez dele chegar devido a muitos livros que eu ainda tinha pra ler antes dele. Até que chegou a vez dele...

Sinopse: A Menina que Colecionava Borboletas - Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este seu novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns. A garota do interior que usa batom vermelho e que realizou seus maiores sonhos continua inspirando adolescentes de todo o país. Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí. fonte: www.skoob.com.br

Minha Análise


Por mais que A menina que colecionava borboletas que título longo foi o primeiro que comprei da autora, definitivamente não foi o primeiro que li. Comecei do começo! Depois de adquirir este livro achei que seria muito errado não conhecer a primeira obra da autora para fazer uma análise da evolução dela como escritora, seus relatos e tudo mais que envolve o processo de crescer nessa área. Então, decidi que iria comprar o Depois dos quinze, que inclusive já resenhei no blog pra vocês (clique aqui).
Depois de ler Depois dos quinze, criei expectativas muito boas para começar a ler A menina que colecionava borboletas e não via a hora de completar minha lista de leitura logo para chegar a vez de ler esse.
Pra quem não sabe, este livro, assim como Depois dos quinze é o segundo livro de crônicas da escritora, então comecei a leitura me deparando com crônicas que são bem pessoais e extremamente bem escritas sobre autoconhecimento, amadurecimento, amor próprio, tudo com uma cara bem Bruna Vieira relatando experiências pessoas e aprendizados. Então pensei, vou ler este livro num instante! O livro é muito curto, tem apenas 152 páginas!!!! Li os primeiros sete contos, aproximadamente, de forma radiante, até que cheguei na metade do livro. E vou te dizer, pessoa que está aí do outro lado lendo este post: que metade de livro mais desnecessária...Enquanto os primeiros contos seguem uma linha de raciocínio a metade do livro se resume a crônicas sobre "romancinho" que eu já tinha cansado de ler e poderiam muito bem estar anexados ao primeiro livro da escritora. Perdi a noção dos pensamentos reflexivos que me atraíram no início do livro porque eles simplesmente não estavam mais ali. Perdi a noção também de quantas vezes li a frase: E senti o cheiro do seu perfume, ou frases extremamente similares a essa que estavam presentes em praticamente TODAS as crônicas (essas do meio do livro). Porém no final do livro as coisas mudaram um pouco mais e voltei a sentir a mesma linha de pensamento das crônicas do início do livro estavam presentes mais uma vez, sendo que só quando você chega na última crônica você entende o título do livro.
Não posso deixar de mencionar aqui o fato de que eu paguei 32 reais neste livro, que é um valor, vamos combinar, caro pra um livro com apenas 152 páginas, que se não tivessem tantos espaçamentos entre a linhas e espaços em branco entre os contos teria bem, bem menos páginas este livro. Isso sem contar nas páginas do meio que são dedicadas as ilustrações da Malena Flores essa linda que foi responsável pela capa também. A Malena não decepcionou nem um pouco, como todo o trabalho dela, sim sou fã de carterinha, estava muito bem apresentado e confesso que só não fiquei tão triste de pagar 32 reais no livro por causa das ilustrações lindas que vem no livro todo, são várias por sinal!



No fim das contas senti que este livro, de todos as 50 crônicas presentes no livro apenas umas 15 realmente me agradaram, o que foi decepcionante pois estava esperando muito mais do livro. A evolução na escrita dela que eu procurava aqui eu não encontrei.
Preciso confessar uma última coisa:  a Bruna, nos livros dela, intercala as crônicas e pensamentos pessoais e eu fico muito frustrada de chegar ao final de um conto e não saber se aquela história aconteceu com ela ou se foi uma ficção completa, acho que gera uma quebra de linha de pensamento no livro bem grande.
Acho que as crônicas de A menina que colecionava borboletas podiam ser facilmente acrescentadas ao livro Depois dos quinze e ter feito um livro bem bacana com umas 300 páginas ao invés de dois livros distintos de 150...
Depois de ler este livro estou me questionando seriamente sobre comprar o livro De volta aos quinze, acho que pode ser uma experiência boa por se tratar de um romance e não crônicas, mas ainda estou muito em dúvida sobre o assunto.



Onde Comprar




E aí, pessoas? Alguém que já leu o livro concorda comigo? Ficou com vontade de ler depois da resenha ou não? Me contem nos comentários!!

10 comentários:

  1. Ainda não li nenhum livro da Bruna ='( mas tenho bastante curiosidade. Eles parecem ser bem fofos! *_*

    Beijos, Jac
    http://behind-thewords.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta da Bruna vale muito a pena conhecer o trabalho dela como escritora, Jac =]]
      Beijo e obrigada pela visita"

      Excluir
  2. Já comecei a ler o Depois dos quinze, mas ainda não terminei :/ (ele é da minha amiga, e li uma parte qdo fui passar o dia lá, haha.... e esqueci de pedir emprestado pra terminar, confesso, haha.)
    Até onde li, achei muito bom, a Bruna arrasa, acredito que esse seja bom tbm
    Bjinhos

    Vem conhecer
    www.adrianacordeiro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Depois dos quinze eu gostei muito mais que a menina que colecionava borboletas, viu? Depois que terminar vem me contar o que achou =]
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Ual, que resenha rsrs!
    Então, eu achei que a Bruna estava bem mais imatura no primeiro livro, e com o decorrer do tempo ela foi criando maturidade. Mas também não podemos descartar esses "delizes" da Bruna, eu também paguei mais ou menos esse valor, e que me arrependi :(. E sem comentários sobre a ilustração da Malena né!? Linda.
    Ah, e em questão de ler "De Volta Aos Quinze" eu achei bem parecidinho com as histórias da Paula Pimenta, então se você gostou dos livros da Paula, possivelmente você vai gostar do da Bruna, mas não crie tantas expectativas assim, porque (eu acho) que a escrita da Paula é melhor ahaha!
    É isso, ufaaa..
    Adorei seu blog, e já estou seguindo.
    Também fiz resenha desse livro lá no meu.
    Bjs
    http://myself-here1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bárbara ^^
      Nunca li um livro da Paula Pimenta mas você me deixou muito curiosa pra ler agora! Vou ter que comprar algum livro da Paula ou o livro da Bruna mesmo pra ver se vou gostar de De volta aos quinze, não vai ter jeito hahaha

      Beijos e obrigada pelo carinho e pela vista!!

      Excluir
  4. Menina eu amei esse livro, cansei um pouco no meio, mas ja reli umas 3 vezes, acho que eu me identifiquei mais do que você, as vezes acontece né kk bjs atravesdosespelhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alana! Gostou tanto assim? Poxa que coisa haha essa é a prova viva de que gosto é uma coisa muito particular neh? E eu acho que assim que tem q ser mesmo, por aí fica muito mais legal trocar ideias =]]
      Um beijo e obrigada pela visita

      Excluir
  5. Eu ainda não li nenhum livro da Bruna, mas eu tô doida pra comprar porque eu sei que vou gostar.
    Eu já acompanho o blog dela e estava louca pra ler os livros, preciso comprar logo D:
    Preciso falar desse layout LINDO e super fofo. Tô apaixonada!
    Parabéns pelo blog e te desejo muito sucesso. Com certeza irei voltar muitas outras vezes. Beijos <3

    www.viajantedosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Melissa! Também acompanho o blog da bruna há muito tempo e achei que ia gostar mais do livro, infelizmente não foi tudo o que eu esperava mas continuo sendo muito fã do trabalho dela!!
      Muito obrigada pelo carinho, flor! É muito gratificante saber disso, vou esperar mais suas visitas por aqui ^^
      Um beijo e muito obrigada pela visita!

      Excluir

© Tempo de Opinar | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.