21 de julho de 2015

Resenha: Lições de anatomia do temível Dr. Louison | #MLI2015



Fazia bastante tempo, quando eu falo bastante eu quero dizer muito mesmo, que eu não lia livros de fantasia. Não procurei também para ler, até mesmo porque fazia bastante tempo que eu não me interessava pelos livros famosos de fantasia da atualidade. Mas por indicação, acabei comprando o livro "Lições de anatomia do temível Dr. Louison". Eu tentei o mês de junho inteiro ler esse livro, levava ele pra cima e pra baixo comigo pra ver se me forçava a lê-lo, mas simplesmente não aconteceu.
Junho foi um mês em que minhas leituras beiraram a zero e o livro em questão foi deixado de lado para dar lugar a livros de engenharia e muito estudo.
Já no início de julho descobri a Maratona de Inverno do canal Geek Freak, e achei que seria uma oportunidade ótima pra colocar esse livro como prioridade e dar continuidade a outras leituras também.
Esse é um livro nacional, o que me deixou ainda mais feliz por ter concluído a leitura, pois um dos meus objetivos literários é ler cada vez mais livros nacionais e valorizar mais a literatura nacional que é muito rica e pouco valorizada.

Sinopse: A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison - Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu. Abaixo, o vapor cinzento dos bondes, das fábricas e dos estaleiros ao redor soma-se à fumaça dos charutos, dos cachimbos e das cigarrilhas. Vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo. De um Zepelin, desembarca Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à cidade para escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que há poucos dias assombrava o local com um verdadeiro show de horrores - a exposição dos órgãos de suas vítimas. A aventura começa depois que o Dr. Louison, finalmente capturado e preso no hospício, desaparece misteriosamente de sua cela de segurança máxima sem deixar vestígios. Nesta busca pelo paradeiro do assassino, Isaías e um grupo de investigadores ainda vão topar com conhecidos do Dr. Louison, pertencentes a uma sociedade secreta de intelectuais, chamada Parthenon Místico, que estão dispostos a tudo para defendê-lo e desmascarar os criminosos. Esses amigos de Louison são alguns aclamados personagens da literatura brasileira, em reinvenção - Rita Baiana e Pombinha, de Aluísio Azevedo, Simão Bacamarte, de Machado de Assis, Solfieri, Álvares de Azevedo, entre outros.Fonte: skoob.com.br






Minha Análise


Vou começar falando sobre o título do livro. Não sei como é pra você mas pra mim, este deve ser, de longe, o livro com o maior título que já li. Acompanhem comigo: Lições-de-anatomia-do-temível-Dr.-Louison. É muitooo grande. Então, vou reduzir o título aqui no post para Lições de anatomia pra facilitar a minha, a sua, a nossa vida! Aproveitem pra deixar nos comentários se vocês conhecem outros livros com títulos infinitos assim hahaha
Lições de anatomia é um livro que, a princípio, parece ter uma linguagem muito difícil, pois ele traz a linguagem passada com ortografia antiga, época em que se escrevia "pharmácia" e afins, justamente pelo fato da própria história se passar num século distante. Juntamente com a linguagem rebuscada o livro não aparenta ter uma leitura fluida, mas comigo, a partir do momento que eu fui acostumando com a linguagem, a leitura se tornou muito simples e fácil.
O livro é dividido em cinco partes, algumas delas são narrativas, outras cartas ou registros. Por causa disso, vários personagens assumem o papel de contar a história, o que me fez ter dificuldade de enxergar a existência de um personagem principal durante o enredo. Esse é um aspecto bem particular do livro que me chamou muita atenção.
Mas nada me pareceu mais peculiar nesse livro do que o fato dele misturar personagens da literatura clássica brasileira e portuguesa neste livro. O autor, genialmente, usou os personagens juntamente com outros que inventou. Digo genial porque ficou evidente essa mistura e por ele ter reproduzido-os de forma belíssima. Um dos personagens inseridos na história é Rita Baiana, personagem do livro O cortiço. Pra mim, foi uma experiência única ler as passagens em que o autor traz essa personagem à tona com toda sua essência, me fazendo parecer que eu estava lendo uma parte de O cortiço realmente.
Isso tornou a experiência de leitura muito mais interessante. De todos os personagens utilizados de outros livros eu só reconhecia os de O cortiço, pois foi o único deles que já li. Tenho certeza que se eu tivesse lido os outros títulos envolvidos na leitura teria me surpreendido ainda mais.
Lições de anatomia traz um enredo baseado no mistério e é capaz de cativar o leitor logo no início da narrativa para querer entender toda a trama envolvida.
A diagramação é ok e o livro traz ilustrações lindas, tanto na capa quanto no decorrer das primeiras páginas, no qual traz um mapa pra situar o leitor dos diferentes locais envolvidos no enredo.




Confesso que a conclusão do livro não me atraiu muito, mas o livro me cativou completamente pela forma como foi construído. Todo o cuidado e elaboração envolvida com a obra é nítida de início ao fim e, é justamente disso que tenho sentido falta nas leituras atuais, que o livro não seja apenas um livro de capa bonita. Está faltando escritores que tenham esse cuidado e preocupação na composição da história. Recomendo a leitura deste livro não necessariamente pela história mas porque é um livro bem escrito e, isso deve ser repassado sempre.
Além desse livro estar aprovadíssimo por mim fica aqui minha campanha a favor do lançamento de livros que sejam melhores escritos!
Se vocês conhecem esse tipo de livro, me recomendem aqui nos comentários pois estou à procura deles mesmo para colocar na minha lista TBR!

E esta foi a primeira resenha dos livros que estou lendo pra maratona literária. Já concluí quatro livros e vou trazendo a resenha de cada um deles pra vocês aos poucos. Não esqueça de acompanhar minhas leituras através do Skoob, sempre mantenho ele atualizado com minha leitura atual e também pela página do Facebook, que se você ainda não curtiu pode dar like na página direto aqui na sidebar do blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Tempo de Opinar | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger.